sexta-feira, 30 de maio de 2008

POR TODA A MINHA VIDA EU VOU TE AMAR

meu pai é o da esquerda......

"POR TODA MINHA VIDA EU VOU TE AMAR"


O meu texto de hoje, é dedicado ao maior amor da minha vida... Vicente Teixeira Malta, meu pai, que faria aniversario no dia 27/05, se estivesse vivo... Há 17 anos atrás, ainda muito pequena, sofri essa irreparável perda na minha vida... Na época, me diziam ser uma demora longa, uma saudade que não passaria nunca, uma revolta, uma dor absurda... Posso dizer que são todos esses sentimentos misturados, somados a maturidade que tenho hoje, aprendi a administrar...De acordo com a natureza da minha fé, trilhei meu caminho, e tirei todas as lições possíveis, desse grande e único homem, tão amado e querido por todos que o conheceram... Me lembro do dia em que ele viajou....esperou eu e minha irmã chegarmos do colégio apenas para dar um abraço. Fiquei ali, em pé vendo o carro virar a esquina...pra nunca mais vê-lo. Ahhh se eu pudesse evitar....
Eu tinha 10 anos de idade, mas posso dizer que fui muito amada, muito educada e querida por esse super herói! O meu pai era uma pessoa brava, ciumento, generoso, honesto... Freud dizia, que o primeiro grande amor da vida de uma mulher é o pai, e meu pai certamente será meu amor eterno....Me orientava sobre qual o melhor caminho a seguir, sobre a importancia de ser uma boa menina, ser educada, dizer "por favor e obrigada" Bom Dia, Boa Tarde e Boa Noite...Ajudar o próximo... Ele sempre deu exemplos de tudo isso.Os anos se passaram, muita coisa aconteceu, tem dias que acho que não vou agüentar, dias que sinto ele mais pertinho....mas posso dizer PAI- EU TE AMO!!!!!!

Felicidade!!


FELICIDADE!!


Definitivo, como tudo o que é simples. Nossa dor não advém das coisas vividas, mas das coisas que foram sonhadas e não se cumpriram.

Sofremos por quê? Porque automaticamente esquecemos o que foi desfrutado e passamos a sofrer pelas nossas projeções irrealizadas, por todas as cidades que gostaríamos de ter conhecido ao lado do nosso amor e não conhecemos, por todos os filhos que gostaríamos de ter tido junto e não tivemos,por todos os shows e livros e silêncios que gostaríamos de ter compartilhado, e não compartilhamos. Por todos os beijos cancelados, pela eternidade.

Sofremos não porque nosso trabalho é desgastante e paga pouco, mas por todas as horas livres que deixamos de ter para ir ao cinema, para conversar com um amigo, para nadar, para namorar.


Sofremos não porque nossa mãe é impaciente conosco, mas por todos os momentos em que poderíamos estar confidenciando a ela nossas mais profundas angústias se ela estivesse interessada em nos compreender.


Sofremos não porque nosso time perdeu, mas pela euforia sufocada.


Sofremos não porque envelhecemos, mas porque o futuro está sendo confiscado de nós, impedindo assim que mil aventuras nos aconteçam, todas aquelas com as quais sonhamos e nunca chegamos a experimentar.


Por que sofremos tanto por amor? O certo seria a gente não sofrer, apenas agradecer por termos conhecido uma pessoa tão bacana, que gerou em nós um sentimento intenso e que nos fez companhia por um tempo razoável,um tempo feliz.


Como aliviar a dor do que não foi vivido? A resposta é simples como um verso: Se iludindo menos e vivendo mais!!! A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca, e que, esquivando-se do sofrimento,perdemos também a felicidade. A dor é inevitável. O sofrimento é opcional...

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Tolerância

Quando você compreende que cada pessoa está aqui desempenhando um papel e que cada um tem o direito de ser como é, você se torna capaz de tolerar qualquer tipo de comportamento. Até mesmo os mais provocativos. Se alguém está errando e não faz nada para mudar essa atitude, só resta a você ter misericórdia. Agora, se esse alguém se empenha em mudar, você passa a ter respeito.
Tolerância é isso: é o amor que oscila entre a misericórdia e o respeito.
Belzinha,

Estamos aqui......